PCP reuniu com a Direcção
 do ACES ESTUÁRIO DO TEJO


  • Realizou-se na passada segunda-feira, 18 de Abril, um encontro entre o ACES Lezíria e uma delegação do PCP, na qual esteve integrado António Filipe, deputado do PCP na Assembleia da República eleito pelo distrito de Santarém, com o objectivo de continuar a acompanhar a situação do acesso à saúde no concelho de Benavente.
  • Ficou saliente deste encontro, que se agudizam as preocupações já várias vezes manifestadas pelo PCP em torno da falta de médicos e enfermeiros, em particular nas freguesias de Benavente, Barrosa e Santo Estêvão onde há mais de 8.000 utentes inscritos sem médico de famíliaFicou clara a necessidade urgente de contratação de pelo menos 5 médicos para fazer face à dramática situação daquelas três Freguesias do município de Benavente.
  • É urgente a contratação de pelo menos 45 médicos para fazer face à dramática situação dos cerca de 90 000 utentes que actualmente continuam sem médico de família nos cinco municípios abrangidos pelo ACES Estuário do Tejo. De salientar que em todo o ACES não existe um único Nutricionista, e existem grandes carências em outras especialidades que deveriam guarnecer as unidades de saúde familiar.
  •  A reabertura em permanência das extensões de saúde encerradas (na Barrosa, Foros de Almada e Foros da Charneca) e a melhoria das condições de trabalho e serviço actualmente prestadas foram outros dos problemas evidenciados. Sendo de salientar a necessidade urgente de obras de ampliação da USF de Samora Correia.
  • O PCP comprometeu-se a continuar a sua intervenção sobre este caso concreto na Assembleia da República, no sentido de alertar e propor a resolução rápida dos problemas colocados.

Benavente, 18 de Abril de 2016