NOTA DO GABINETE DE IMPRENSA DO PCP

PCP saúda anulação das sentenças contra Lula da Silva

O PCP saúda a anulação das sentenças emitidas contra Lula da Silva, decisão que é motivo de ampla satisfação para todos quantos defendem a liberdade, a justiça e a democracia.

Uma decisão que confirma a evidente motivação política do processo da Lava-Jato e a sua indissociável articulação com o golpe de Estado institucional levado a cabo no Brasil com o afastamento, ilegítimo e escandaloso, da Presidente eleita Dilma Rousseff, em 2016.

Acção golpista que, conduzindo à condenação de Lula da Silva e à sua prisão durante 580 dias, impediu a sua participação nas eleições presidenciais de 2018 e deu azo a uma vasta campanha de difamação e calúnia contra as forças de esquerda brasileiras, contribuindo para a eleição de Bolsonaro e o desenvolvimento do programa reaccionário presidência do Brasil.

Saudando Lula da Silva e todos quantos se solidarizaram com a luta em defesa da sua liberdade e da democracia no Brasil, o PCP faz votos para que seja integralmente reposta a justiça neste processo e responsabilizados aqueles que, com os seus actos à margem da lei, caucionaram a acção golpista e antidemocrática, profundamente atentatória dos direitos e interesses do povo brasileiro.