Plenário da Organização Concelhia de Benavente

À semelhança do que sucedeu este fim-de-semana por todo o País, realizou-se no passado Domingo, 18 de Outubro, uma reunião plenária da Organização Concelhia de Benavente do PCP para análise dos resultados eleitorais, da situação política e social actual e também das tarefas imediatas que se colocam à organização do Partido.




Nesta reunião onde participaram mais de 40 camaradas e activistas da CDU, os resultados eleitorais obtidos foram valorizados (ainda que não tenham correspondido à imensa receptividade sentida na rua) tendo em conta a subida em número de votos e percentagem (123 votos e 0,65%) no Concelho. Foi igualmente valorizada a campanha eleitoral, que se focou especialmente no contacto directo com os trabalhadores, bem como o grande comício no qual participou o Secretário – Geral do PCP, Jerónimo de Sousa, que teve lugar na freguesia de Samora Correia.

Sobre a situação política e social, foi reafirmada no plenário a importância da luta de massas para a criação de condições para a ruptura de facto com a política de direita, havendo hoje melhores condições na Assembleia da República para fazê-lo. Foram valorizadas as vitórias que os trabalhadores e as populações têm alcançado com a sua luta e resistência, tendo ficado o compromisso dos comunistas do Concelho em tudo fazer para intensificá-la.

O reforço do Partido aos vários níveis foi outra das questões abordadas nesta reunião. A criação de células de empresa, o recrutamento e integração dos novos militantes, a criação de organismos de reformados, a melhoria do trabalho de propaganda e a maior difusão do Avante! são questões que vão merecer maior atenção e discussão no imediato por parte das organizações do Partido no concelho.

Foi ainda chamada a atenção para a última resolução política da reunião do Comité Central de 6 de Outubro e para o discurso do Secretário Geral do PCP no Comício do Porto, no passado dia 17 de Outubro, onde é clarificada a posição do PCP, bastante diferente da que os Órgãos de Comunicação Social veiculam.

(Ambos os documentos podem ser consultados a partir das hiperligações)