Pergunta ao Governo sobre a falta de Profissionais de Saúde no Concelho de Benavente

Os utentes da saúde do concelho de Benavente realizaram no final do passado mês de dezembro uma ocupação simbólica do centro de saúde local para alertar para a gravidade da situação que vive no respeitante à Saúde naquele concelho.

Segundo um comunicado da Comissão de Utentes, nos meses de novembro e dezembro de 2014 as faltas ao serviço do SAP de Benavente foram previamente escaladas e na maioria dos dias faltou médico no turno diurno deste serviço de saúde vital, deixando sem cobertura os cerca de 8.000 utentes sem médico de família de três freguesias, Barrosa, Benavente e Santo Estêvão, representando uma percentagem bastante elevada da população destas freguesias.
Esta situação é agravada por estes utentes não terem acompanhamento nas vertentes de Saúde Materna, Infantil, Planeamento Familiar, Diabetes e Hipertensão, devido ao contrato que coloca médicos no SAP não abranger estas vertentes.

O Centro de Saúde de Benavente, não obstante a dedicação dos profissionais que aí prestam serviço, não consegue responder às necessidades da população que lhe está adstrita por falta de médicos, enfermeiros, técnicos administrativos e auxiliares.

Nestes termos, ao abrigo da alínea d) do artigo 156.º da Constituição e da alínea d) do artigo 4.º do Regimento da Assembleia da República, pergunto ao Governo, através do Ministério da Saúde, que medidas vão ser tomadas para reforçar os meios humanos do Centro de Saúde de Benavente de modo a garantir o direito constitucional à Saúde por parte das populações.

Palácio de São Bento, segunda-feira, 12 de Janeiro de 2015

Deputado(a)s
ANTÓNIO FILIPE(PCP)